sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Quanto Vale Um Binquedo Quebrado? Que Deus é esse?


“Desde a grosseira crueldade dos julgamentos das bruxas de Salém até os dias de hoje com imagens blasfemas e implacáveis de um Deus vingativo, a consciência cristã de muita gente tem sido assombrada pelos terrores de um Deus que não tem piedade, fazendo com que as pessoas duvidem até do que veem. Os cliches, o palavrório e as exortações acerca da necessidade de confiarmos em Deus partem geralmente de crentes nominais que nunca passaram pelo vale da desolação; essa verborragia toda NÃO É SOMENTE INÚTIL, MAS TAMBÉM É PROVA CABAL DE AMARGURA INSACIÁVEL. Somente quem já passou por esse vale, quem já bebeu do cálice do sofrimento, quem já experimentou solidão e alienação existencial da condição humana ousa sussurrar o nome do Santo em face de nossa aflição indescritível. SOMENTE O TESTEMUNHO DESSAS PESSOAS É VÁLIDO; SOMENTE O AMOR DESSA GENTE É DIGNA DE CRÉDITO.

O enorme desafio da confiança é exacerbado para os que se encontram em estado de depressão; para os que estão dentro de um casamento sem amor, insistindo na convivência por amor aos filhos, mas sem ver saída; para os que anseiam por um amigo, mas parecem condenados à solidão, para os que não conseguem fazer florescer nada que lhes chega às mãos; para os que desejam levar uma vida normal, mas se sentem irremediavelmente derrotados por algum vício que não conseguem dominar; PARA AQUELES CUJA VIDA DE FÉ, ORAÇÃO E MINISTÉRIO PARA DEUS COMEÇOU COM ALTOS IDEAIS E COM GRANDE ENTREGA PESSOAL, MAS AGORATUDO PARECE NÃO TER SENTIDO – PESSOAS PARA QUEM A FÉ NÃO MAIS REPRESENTA CONSOLOD E SEGURANÇA, CUJAS ORAÇÕES ESTÃO ENVOLTAS EM TREVAS, CUJOS MINISTÉRIOS SE TRANSFORMARAM EM ROTINA SUPERFICIAL.
Ir às reuniões dos Alcoólicos Anônimos, passar pelos doze passos, falar com meu padrinho, ler a bíblia, orar – tudo isso deu certo para os outros. E por que não funcionou para mim? Sei que jamais ouvirei as palavras: “Muito bem, servo bom e fiel”.

Depois da conversão de Saulo na estrada para Damasco, Jesus disse a Ananias: “... pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome” (At 9:16). Qualquer pessoa que Deus use de forma especial é sempre profundamente ferida. Não é por acaso que o título de um dos livros de Michael Ford sobre a vida e o ministério de Henri Nouwen é Wounded Prophet [O profeta ferido]. SOMOS, CADA UM DE NÓS, PESSOAS INSIGNIFICANTES A QUEM DEUS CHAMOU E DISPENSOU SUA GRAÇA PARA USAR DE MODO ESPECIAL. Aos olhos dele, os grandes ministérios têm tanto valor quanto os que chamam pouca atenção e não são famosos. NO ÚLTIMO DIA, JESUS OLHARÁ PARA NÓS EM BUSCA NÃO DE MEDALHAS, DIPLOMAS OU HONRAS, MAS EM BUSCA DE CICATRIZES.” BRENNAN MANNING

Nenhum comentário:

Postar um comentário