quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Mas e o que eu ganho com isso?!

São 23:30h. Acabo de chegar em casa da aula. Mas antes fui surpreendido pelo Eterno. Enquanto eu descia a rua, em direção à minha casa, encontro dois moradores de rua, usuário de crack e me lembro da fala de Jesus em Lucas 6:30 “dá a todo o que te pede”. Começo a conversar com um deles. Abro a carteira. Hoje foi meu dia de pagamento. A nota mais baixa é de 20 reais. Entrego o dinheiro e um deles me diz: “você não sabe como tem sido o meu dia. O Inimigo tava aqui e a gente tava pronto pra roubar alguém”.

Mas eu não quero escrever sobre ação social ou evangelismo. E esse é só o começo da história.

Eu termino de orar com estes dois moços e mais dois caras relativamente bêbados (relativamente hehehe) que estavam no buteco ao lado se achegam perguntando de que igreja eu era e querendo ouvir mais de Deus. Eu acabara de sair de um aula de Teologia Sistemática, uma aula sobre Escatologia (o estudo do fim dos tempos). Ou eu jogo uma teia de aranha de teologia sobre eles, ou eu retomo meu simples pensamento sobre Jesus.

Na verdade as coisas não são complicadas. Quem gostava de complicar tudo eram os fariseus. Estes adoravam criar empecilhos para que outros se achegassem a Deus. Tudo que eu tenho a lhes dizer é que “cagamos” constantemente em nossas vidas, mas que Jesus limpa toda a sujeira e nos dá um banho de paz. Não é preciso, primeiro “consertar a vida” e depois se achegar a Ele. É só chegar até Ele. Ele é quem vai consertar nossas vidas. É simples. Por mais que não nos perdoemos, e que pessoas que amamos não nos perdoem, Jesus nos perdoa quando nos arrependemos.

Talvez aqueles moradores de rua nunca larguem do crack, mas fumem até morrer. Jesus os perdoa.

Talvez aqueles outros dois caras que vieram do boteco nunca abandonem o boteco. Jesus os perdoa.

Tudo que estes precisam é arrepender-se e crerem em Jesus. Jesus não os perdoa se eles pararem de fumar crack, Jesus os perdoa se eles se arrependerem de cada pedra que fumaram.

Esta é a Graça.

Jesus não diz: “dá o todo o que te pede, se este começar a trabalhar e ganhar dinheiro”. Jesus diz: “dá a todo o que te pede, mesmo que este nunca pare de pedir”.

A mentalidade capitalista de lucro nunca foi parte dos ideais do Reino.

“Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.”

Talvez a generosidade seja mais presente em nosso dia-a-dia se começarmos a tratar as pessoas não como elas merecem, mas como Deus nos trata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário