terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PEGA LADRÃO! / NÃO SOU UM CRISTÃO PÓS-MODERNINHO


Não sou um cristão pós-moderninho. Um cristão pós-moderninho adora falar que foi ao show da “banda tal”, que TAMBÉM escuta músicas de cantores e bandas que não são cafonas, apesar de ser cristão, que freqüenta “tal lugar” e está por dentro das novidades de nossa geração. Isso não tem nada de errado. O problema em si é que quem ostenta estar nessa posição, alimenta um amor nojento por uma reputação “crente-descolado-intelectual”. Isso não tem nada a ver com “negue-se a si mesmo.” Não sou um total alienado evangélico ignorante cultural, político e social, mas gente que tenta provar muito pros outros que é legal, tem problemas emocionais e deveria procurar um auxílio pastoral. O pior é quando “ser essas coisinhas” se torna o “ser cristão”. É muito superficial, gente. Isso é muito pouco. Raso ao extremo, tanto quanto uma poça d’água.

Hoje, menos de 1 minuto depois de ter saído de casa, dou de cara com um homem correndo e outro atrás gritando: “PEGA LADRÃO!! PEGA LADRÃO!!”. Congelei. Quando aquele homem passou por mim, alguns correram em sua direção e o derrubaram e eu fui até eles. O ladrão estava imobilizado no chão por um guarda municipal e a vítima do furto o chutava e batia. Por vezes tivemos que pedir ao homem que parasse. O ladrão estava com o rosto sangrando. Em segundos havia uma muvuca à nossa volta. Alguns tiravam fotos – sou um pouco pé atrás com essa coisa de sair em fotos e imprensa. Então me abaixei e me aproximei do homem com o rosto ao chão (wlad: meu rooooosto ao chãããooo...) e perguntei seu nome. Ele pedia que o guarda o soltasse porque seu braço estava doendo, mas certamente não o fez. Eu ainda conversava com ele quando alguém da multidão chutou seu rosto. Uma fúria tomou conta de mim e me manifestei: “O QUE É ISSO?! ME DIZ O QUE É ISSO?! POR QUE FEZ ISSO?!”. O homem logo saiu e não respondeu, mas eu me indignei com aquela situação. Alguns xingavam o criminoso, outros só observavam. Tornei a me agachar e orei com aquele homem pedindo a Paz de Cristo sobre ele, a proteção dos anjos do Altíssimo e que ele conhecesse o Amor do Pai revelado no Filho. Enquanto eu estava ali, a polícia chegou e me despedi e disse: “Amigo, não sei o que vai acontecer com você, mas seja lá pra onde você for, se você chamar a Jesus, ele perdoa qualquer coisa e pode te salvar”. Ele agradeceu e eu me fui.

Eu saí mas enquanto saía, num diálogo com minha própria consciência eu pensei: “poderia ter me manifestado a todos e perguntado quem nunca ali houvesse infringido a lei, nem que fosse ultrapassando o sinal vermelho.” Bem “a la Jesus”. Mas não o fiz. Deus o sabe.

Agora, do fundo do meu coração, eu angustiadamente sei que talvez cristão pudessem estar entre aqueles que gritavam e xingavam e o queriam linchar. Aí eu me pergunto: “ONDE ESTÁ O SER CRISTÃO?! É ESTAR NA MODA?! É IR À IGREJA?! É CONHECER OS TEXTOS BÍBLICOS?!”. Como dizia o maior profeta antes de Jesus: “GERAÇÃO PERVERSA!”. Eu não me torno aqui um fariseu que condena cristãos acomodados, mas não consigo me conformar - por causa da Graça de Deus que é operante em mim – que sejamos tão insensíveis ao que ocorre ao nosso redor. A marca de Jesus era Graça com os de fora (injustos incrédulos), e ferro com os de dentro que estavam se achando muito certinhos em sua maneira de viver. Não estou nem perto do que deveria estar fazendo, eu sei. Mas creio que temos um chamado a testemunhar não só com apalavras de consolo, mas muitas vezes sendo austeramente doces ou severamente confrontadores. Eu sei muito bem o que é ser apático. É exatamente como eu sou, mas não dá pra só sentar e assistir. Nos omitimos demais e em todo o tempo. Se alguém reclama do clima, dizemos: “é verdade, ta muito quente.” Se alguém fala do Rio de Janeiro e da ação da polícia concordamos: “é verdade, né?! Difícil...” em vez de falar que Jesus agiu com Graça com os “traficantes” e com “a máfia” de sua época. NÓS NUNCA NOS POSICIONAMOS A RESPEITO DE NADA!

Precisamos nos livrar dessa impessoalidade que tenazmente nos assedia (Hb 12:1). O único posto de saúde que dispõe desta vacina ANTI-APÁTICA é o trono da Graça e você só entra lá de joelhos, e precisa ir diariamente, se não, não encontra.

Eu te pergunto: Faz sentido eu me irar com essa crentaiada metida e folgada, ou não?! Ser cristão é ter caráter de Jesus, não ser popular-de-Jesus. Faça-me o favor...

A Paz Descomunal de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário